12º SGESP contará com Oficinas Intensivas de Fiscalização e Gestão Financeira

12º SGESP contará com Oficinas Intensivas de Fiscalização e Gestão Financeira
Veja os palestrantes confirmados
O 12º SGESP contará com duas oficinas temáticas, ministradas por diversos profissionais gabaritados, incluindo a partcipação de 9 auditores fiscais da Receita Federal Brasileira.
No início do dia 27/7, aconterá a Oficina Fiscal, conduzida, entre outros, porJosé Renato Gomes, Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Na ocasião, o profissional apresentará o Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter), um sistema criado pelo Governo Federal brasileiro com o objetivo de padronizar e integrar as informações relacionadas ao cadastro imobiliário no país. Junto ao Renato, que atua como gerente nacional do Projeto SINTER, a equipe que coordena esse serviço em nível nacional também estará em Ribeirão Preto para uma das maiores demonstrações do sistema na forma presencial.
Além de Renato, participarão também os seguintes auditores da RFB, Selene Ferreira de Moraes, que, além de atuar no projeto é a gerente substituta do Projeto, Stênio Max de Lacerda, responsável Módulo Rural do Sinter, e José Raimundo Tosta Santos, que cuida do Módulo Urbano do Projeto.
Na sequência, acontecerá uma oficina sobre ITR - Imposto Territorial Rural, ministrada pelo profissional Sizenando Ferreira de Oliveira, também Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, que abordará os seguintes: Elaboração do Valor da Terra nua - VTN; Desempenho da fiscalização e cobrança do ITR; Estímulo à Auto Regularização; Andamento dos processos, referentes às Notificações de Lançamentos de ITR, emitidas pelo fisco municipal.
O terceiro auditor, Marco Antonio Thadei Donato, integrante da Equipe Nacional Especializada em Malha Fiscal e Convênios relativos ao ITR, falará sobre o ITR também, mas, mais especificamente, sobre fiscalização por satélite.
O quarto e quinto auditores, Hermano José Toscano Moura Filho e Ariel Bolzan Witczak, falarão sobre a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela RFB para documentar as operações de prestação de serviços.
A Oficina Contábil será realizada no mesmo salão principal da Universidade Estácio, no dia 26/7, período da tarde, veja abaixo

Arte Oficina Temática Contábil
OFICINA CONTÁBIL
Na parte da tarde do dia 26-7 em continuidade das palestras temáticas, no mesmo salão, acontecerá a oficina temática "Governança, Gestão Financeira e Contábil no setor público". Para conduzir essa capacitação, o 12ºSGESP contará com os seguintes profissionais:
Leandro Souto, Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional. Atualmente, é Coordenador de Transparência e Análise de Dados da Federação, tendo como foco a gestão do Siconfi, os requisitos mínimos de sistemas de execução orçamentária, administração e controle (SIAFIC). Leandro apresentará os SIAFICs (Sistemas Integrados de Administração Financeira e Controle), sistemas utilizados por órgãos governamentais para auxiliar na gestão financeira, orçamentária e contábil. Esses sistemas têm como objetivo principal centralizar as informações financeiras e contábeis, proporcionando maior transparência, eficiência e controle na administração pública.
Roberto de Oliveira Júnior, palestrante do CRC/SP, presta serviços de consultoria e treinamentos em gestão pública municipal, Professor de cursos de graduação e pós-graduação, Contador e profissional das áreas administrativa e financeira na administração pública municipal. Contador público de carreira da Prefeitura de Mogi Mirim.
Valmir Leoncio, Contador, Advogado, especialização em Contabilidade e Administração Pública, Mestre em Administração, Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCMSP), no período de 1996 a 2020, onde exerceu os cargos chefe e Diretor da área de fiscalização e também um dos fundadores da Escola de Contas do Tribunal de Contas. Roberto e Valmir, falarão sobre os Avanços da Contabilidade Pública.
Para finalizar, os palestrantes Luciano Aparecido de Lima, que atua como Palestrante em Administração e Finanças Públicas desde 2012 e Débora Geórgia Tristão, colaboradora do Núcleo AUDESP do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo - AUDESP. Esses profissionais falarão sobre o Índice de Efetividade da Gestão Municipal, IEGM – como ferramenta de AVALIAÇÃO e validação de informações encaminhadas pela origem e coletadas pela fiscalização; observará também o papel do Tribunal de Contas de Contas do Estado de São Paulo como órgão fiscalizador e seu papel na avaliação de políticas públicas, principalmente no acompanhamento do planejamento da gestão municipal.
Para conferir tudo o que vai acontecer nestes dois dias, acompanhe as notícias no site da ASSEFIN.
Categorias
Últimas Postagens
-
Secretários de finanças se reunirão às 14 horas, na sala Certifica da UniAnchietaaproximadamente 1 ano
-
Conheça o programa do 27.o Encontro, dia 30/4, em Jundiaí (parte da tarde)aproximadamente 1 ano
-
Conheça o programa do 27.o Encontro, dia 30/4, em Jundiaí (parte da manhã)aproximadamente 1 ano
-
No Encontro em Jundiaí, serão oferecidas duas opções de almoçoaproximadamente 1 ano
-
Abril tem eventos imperdíveis de contabilidade e gestão pública fazendáriaaproximadamente 1 ano